Trilhos (2019)


Sinopse:

Nas narrativas d´elas, o “vender” é trabalho solitário, é só um acréscimo em seu atravessamento diário. Em suas duplas jornadas, a gaiola gigante vira lar e o lar vira uma prisão. Suas armas? A “ginga” na feira, no metrô, no mercadão sagrado ou até mesmo com uma revista na mão. Do guarda que a revista, já que todos somos camelôs. O que há por trás disso tudo? 

Comprar…vender… sentir… reagir… Veremos esse percurso de uma na outra e nas outras, nas promoções e nos “rapas” que a vida oferece espalhadas aos montes e em você se comprar essa ideia. Na minha mão é mais barato!

Proposta do Espetáculo: 

A peça, montada através do edital Novos Talentos do SESI – FIRJAN, com texto de Suellen Casticini, conflui temas recorrentes do território no qual a cidade de Japeri está inserida: do universo dos vendedores ambulantes dos trens, passando pelo sistema prisional até o mercado da fé. O Grupo discute, sob uma perspectiva da dupla jornada feminina, o ato da venda, partindo da ideia de que todos nós somos camelôs. Em cena, as atrizes Débora Crusy e Nil Mendonça se revezam entre os personagens em um trabalho que revela a força do protagonismo da mulher da Baixada Fluminense. Além das atrizes serem moradoras da região, a autora, Suellen é diretora formada pela UFRJ e vinda da cidade de Nova Iguaçu. O espetáculo que estreou em Janeiro de 2019 no Teatro Sesi Jacarepaguá, passou por mudanças e agora também é dirigido por uma mulher. “Optamos por colocar na direção também uma mulher para oferecermos nosso ponto de vista. Queremos falar não só na mulher da Baixada, mas de todas as coisas que podem atravessá-la” – diz Débora Crusy, atriz e diretora da peça.

Ficha Técnica:

Texto: Suellen Casticini

Adaptação: Grupo Código

Direção: Débora Crusy

Elenco: Carol França /Débora Crusy / Jessica Volpi/ Nil Mendonça

Preparação Corporal: Francisco Thiago Cavalcanti

Cenário/ Programação Visual: Débora Crusy

Figurino: Mariane Chamarelli

Iluminação: Tonny Rocha

Trilha Sonora: Bruno W. Medsta/ Jessica Volpi

Registro Fotográfico: Maxwell Beltrão

Registro Audiovisual: Patrick Lima

Produção Executiva: Jorge Braga Jr.

Realização: Grupo Código

Gênero: Experimental

Duração: 50 minutos