O Grupo

Quem somos

O Grupo Sócio-Cultural Código é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2007, a partir da Cia Código de Artes Cênicas, formada por jovens artistas de diversas cidades da Baixada Fluminense.

Somos fruto de um projeto chamado Tempo Livre, do SESC RIO que, em nosso caso, contou com a parceria do conhecido Grupo Nós do Morro. Tivemos com o Nós do Morro, três anos de qualificação artística pelo projeto e no seu decorrer nos estabelecemos enquanto instituição e iniciamos o nosso trabalho voltado para a comunidade.

Além de atores, músicos e cantores, os integrantes do grupo também se destacam na área da educação: há professores do ensino público e privado, pedagogos e agentes culturais atuantes em outras instituições de ensino.

 

NOSSO OBJETIVO:

Facilitar o acesso à arte e aos bens culturais aos moradores da cidade de Japeri.

 

O QUE FAZEMOS?

Atualmente, a associação possui duas frentes de trabalho: A primeira é a Cia. Código de Artes Cênicas, companhia profissional já reconhecida e premiada na Baixada Fluminense e no estado do Rio de Janeiro, e o Espaço Cultural Código, pólo das atividades voltadas para a comunidade, dentre elas as oficinas culturais e de outros projetos da instituição.

 

ONDE ESTAMOS?

Nossa sede é uma antiga creche, hoje alugada por nossa instituição, situada na Rua Davi, nº 397, no bairro de Nova Belém, bem próximo à Estrada Miguel Pereira, importante via da cidade.

 

Dispomos de:

  • Espaço alternativo onde costumamos realizar apresentações teatrais da nossa companhia profissional, das oficinas de teatro e de grupos convidados;
  • Biblioteca com mais de mil títulos, incluindo gibis e revistas, fruto de doações da comunidade, de seus membros e do prêmio Ponto de Leitura, obtido através de edital do Ministério da Cultura;
  • Sala para aulas com lousa;
  • Banheiro único;
  • Acervo de figurinos e cenários;
  • Equipamentos do projeto Ponto de Cultura, como câmera, projetor e tela de projeção e equipamentos de som;

 

FICHA TÉCNICA

 

Diretoria (2015-2018)

Presidente: Bruno W. Medsta

Vice-Presidente: Uelinton Fraga

Tesouraria: Débora Crusy

 

Equipe – (Voluntários)

Coordenador de Projetos: Jorge Braga Jr.

Coordenador Administrativo: Adriano Pires

Coordenadora da Cia. Código de Artes Cênicas: Juliana França

Voluntária: Verônica Di Oliveira

 

Fundadores (Em licença)

Rita Diva

Gisele Vesale