Oficinas

Teatro

A Oficina de Teatro é realizada pelos artistas membros do Grupo Código para crianças (a partir de 7 anos), jovens e adultos de Japeri em sua sede. 

As aulas de Teatro trazem um diferencial a partir de uma abordagem territorial trabalhando o teatro pela comunidade com o objetivo de  proporcionar e estimular o desenvolvimento de atividades artísticas, do fazer teatral e a valorização da Cultura, sobretudo a periférica, criando possibilidades de reflexão, discussão e transformação social em Japeri e na Baixada Fluminense através de parcerias com outros grupos que fazem um trabalho cultural em Japeri.

Como único equipamento cultural da região, a oficina traz também a necessidade de trabalhar o teatro politicamente, evidenciando a importância da cultura na formação do indivíduo. Fomentando discussões, reflexões e reformulações a respeitos dos problemas vivenciados pelos alunos, pela ausência de políticas públicas que garantam seus direitos como cidadãos e evidenciando também seus deveres na construção de uma cidade melhor, dentro de uma proposta de uma cidadania de fato participativa.

Ao final de cada ano, os alunos produzem e apresentam um espetáculo em cartaz no Espaço Cultural Código. Após cada apresentação, é realizado um debate com o público a respeito do processo de criação e sobre as questões abordadas na peça.

Nos últimos 15 anos, foram apresentadas cerca de 30 produções com os alunos das Oficinas de Teatro através de diversos projetos com patrocínios que vão desde o setor público ao terceiro setor.




Open chat